Ao despejar o óleo de cozinha usado na pia, ralo ou bueiro, muitas pessoas não se dão conta dos danos que estão causando. Ele provoca o entupimento das redes de esgoto, aumentando os custos com o tratamento de água, além de poluir rios e represas. Um único litro de óleo contamina milhares de litros de água.

Pensando nos danos ao meio ambiente e também em um destino correto a esse produto, lançamos um projeto inovador em nossa cidade que é a coleta de óleo de cozinha usado com o slogan Faça parte você também e ajude a cuidar do nosso planeta!”.

O projeto consiste em coletar todo o óleo de cozinha usado em residências e comércios da cidade que será utilizado no processo industrial da empresa.

 

“O óleo já é usado no processo e em vez de usar o óleo novo, vamos utilizar o óleo usado, pois para o processo que será utilizado não importa se ele é usado ou não. Com a utilização desse óleo usada no processo industrial da borracha evitaremos que esse óleo seja descartado erradamente na natureza”

O projeto vai mais além do que a coleta desse óleo usado e ao destino final a ele, mas também irá beneficiar entidade e escolas do município. Nós compramos esse óleo usado de cozinha, mas o valor pago será destinado para a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Corupá e as APPs das escolas.

“É simples o projeto, o comerciante ou a dona de casa poderá entregar esse óleo nos Bombeiros de Corupá ou nas escolas participantes e nós da empresa iremos fazer a coleta e o pagamento por litro de óleo usado que será de R$ 0,50. Esse valor as entidades poderão fazer o que quiser para comprar algum produto faltante, o que seja” explica os proprietários. “Será um meio de não deixar esse óleo contaminar o planeta e também de ajudar as entidades participantes” complementa.

Preste atenção na hora de envazar esse óleo usado em frituras para que ele esteja frio e só depois coloque em uma garrafa pet, aquelas de refrigerantes, feche-a bem para que não ocorra nenhum vazamento do produto. Quando a garrafa estiver cheia, leve-a a um ponto de coleta como: Bombeiros ou escolas. A garrafa, assim como o óleo, também será reciclada. No caso de comercio que utiliza muito óleo de cozinha, o estabelecimento poderá solicitar a empresa Atisa Borrachas um recipiente maior para armazenar o produto. Vale ressaltar que só será permitido os recipientes pet, não podendo ser vidro, por exemplo.

Para a Corporação dos Bombeiros Voluntário de Corupá, participante do projeto e um dos pontos de coleta do óleo usado, visa o meio ambiente e o valor que ser destinado a entidade. “O primeiro ponto positivo do projeto é o destino desse óleo que muitas vezes é jogado no ralo ou deixando em um canto por não saber o que fazer. O segundo é o recurso que será repassado pela empresa Atisa Borracha, pois esse óleo será doado para nós da corporação e recebendo um valor por litro poderemos comprar ou pagar despesas que temos no dia a dia. Isso é um grande incentivo para todos na comunidade” comenta o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Corupá Claudio Sidnei de Siqueira.

A Secretária de Educação Maria Celi Nascimento da Costa, compartilha da mesma opinião a respeito do destino correto do óleo e de um incentivo para a coleta. “É muito bom essa iniciativa dos empresários da Atisa Borrachas, em dar o destino a esse óleo que muitas vezes não sabemos o que fazer e quanto ao valor que será pago por litro as escolas, isso só ajudará a manter e a crescer ainda mais” comentou a secretária.

 

O destino do óleo de cozinha usado

No processo da empresa esse óleo que já foi utilizado na fritura será adicionado ao processo de industrialização da borracha que após dará a forma de vários itens utilizados pela indústria.

Como por exemplo freios de bicicletas, pés de motores ou móveis, itens no setor automobilístico etc. Esse óleo coletado passará pelo processo de filtragem de resíduos e só após será adicionado a borracha que formará diversos itens.

A empresa Atisa Borracha estima consumir semanalmente 200 litros de óleo usado ainda neste ano e que deverá se expandir ainda mais para o próximo ano. “Esse projeto não é só para agora, temos um compromisso com a comunidade e com a nossa produção, não podemos ficar sem esse produto e então o projeto veio para ficar e com isso todos ganharão” explica os sócios Atelmo Locatelli e Isair Reitz.

 

Confira os locais para doar o óleo usado de cozinha que irá beneficiar os Bombeiros e as Escolas do município e estaduais:

  • Bombeiros Voltários de Corupá.
  • Escolas: Francisco Mees, Aluísio Carvalho de Oliveira, José Pasqualini, Teresa Ramos e São José
  • CEI – Creches: Franz Dorn, Gertrudes Steffen (Pequeno Polegar), Dona Nina e Bomplandt.
  • Para os comerciantes que queriam participar, poderão solicitar um recipiente de maior volume, basta entrar em contato conosco clicando AQUI.